Transporte Irregular de Granito e Lajotas Gera Multas de R$ 27,4 Mil

Operação em Linhares aborda 30 caminhões e combate sonegação fiscal

O transporte de mercadorias sem documentação fiscal segue sendo uma prática arriscada, mas, para muitos, ainda vista como vantajosa. Em uma operação realizada pela Subgerência Fiscal Região Nordeste da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os dias 18 e 19 de novembro, 30 caminhões foram abordados no trevo de João Neiva, Linhares, resultando em quatro autos de apreensão e cinco autos de infração que totalizaram R$ 27,4 mil entre multas e impostos.

As infrações incluíram o transporte irregular de blocos de granito e mais de 3,6 mil lajotas sem os devidos documentos fiscais. Ações como essa reforçam o compromisso da Sefaz com a justiça tributária e a arrecadação destinada a financiar serviços públicos essenciais.

Ainda assim, muitos sonegadores parecem operar sob uma lógica arriscada: “se em 10 viagens, apenas uma for fiscalizada, ainda saio no lucro”. Essa mentalidade, porém, desconsidera o avanço nos sistemas de monitoramento, cruzamento de dados e parcerias estratégicas entre os órgãos de fiscalização. Além das pesadas penalidades financeiras, flagrantes como esse expõem as empresas a danos à reputação e potenciais consequências legais mais graves.

Enquanto práticas ilícitas persistirem, operações integradas continuarão a ser uma resposta necessária para coibir a sonegação fiscal. Aos transportadores e empresários, fica o alerta: cumprir as normas não é apenas uma obrigação legal, mas uma escolha mais econômica e segura no longo prazo.

Com Informações da SEFAZ- ES

Reportagem: Waldeck José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *