Auditores flagram mercadorias sem nota fiscal em Linhares, aplicam multas e recuperam tributos sonegados
Uma operação de fiscalização realizada pela Receita Estadual na BR-101, em Linhares, resultou na aplicação de autos de infração que totalizaram R$ 28.256,60, entre multas e impostos devidos. A blitz ocorreu na segunda-feira (24) e foi conduzida por auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Nordeste, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao longo da ação, mais de 50 veículos de carga foram envolvidos, e em cinco deles foram constatadas irregularidades fiscais. As infrações incluem transporte de móveis, materiais de construção, hortifrutigranjeiros, alimentos e doces sem a entrega de documentação fiscal. Do total das autuações, R$ 16.653,62 foram recolhidos ainda no local, antes do encerramento da operação.
Para o auditor fiscal e subgerente da Região Nordeste, Orlando Anastácio, esse tipo de fiscalização é essencial para desarticular práticas de sonegação e reunir dados para auditorias futuras. Além disso, segundo ele, a ação tem um caráter educativo, incentivando tanto envios quanto destinatários e transportadores a cumprirem corretamente suas obrigações tributárias.
O auditor fiscal Cristiano Silva Ferreira, que também participou da blitz, destacou que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) mantém uma atuação rigorosa para recuperar tributos que seriam sonegados e promover um ambiente de concorrência mais justo entre os contribuintes.
Com Informações da Assessoria de Comunicação da Sefaz
Reportagem: Waldeck José