Fiscalização em Jaguaré e São Mateus apreende mais de 89 mil quilos de pimenta e café sem documentação fiscal
Em uma ação integrada realizada nesta quarta-feira (6), a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz), por meio da Receita Estadual, e a Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Rurais (DERCR) com apoio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) da Polícia Civil, executaram uma fiscalização em depósitos e estabelecimentos de Jaguaré e na zona rural de São Mateus. A operação focou na repressão ao comércio ilegal de pimenta-do-reino e produtos agrícolas, motivada pelo aumento de furtos e receptação desses itens na região.
Durante a operação, foram apreendidos 89,5 mil quilos de pimenta-do-reino, 250 sacas de café conilon e 504 quilos de carvão vegetal devido à ausência de documentos fiscais. A primeira etapa da ação se concentrou em Jaguaré, onde auditores fiscais da Receita Estadual, liderados pelo subgerente José Luis Silva Marques, apreenderam 500 quilos de pimenta e 63 sacos de carvão vegetal sem comprovação de origem.

Em São Mateus, o trabalho avançou com a apreensão de 89 mil quilos de pimenta e 250 sacas de café em grão cru. Um ponto comercial nas proximidades também foi vistoriado, com análise dos documentos fiscais apresentados. Diligências administrativas serão conduzidas para investigar a veracidade das informações fornecidas pelos estabelecimentos.
Para José Luis Silva Marques, a colaboração entre a Receita Estadual e a Polícia Civil reforça a segurança pública e combate a evasão fiscal no Espírito Santo. A ação conjunta busca não só coibir crimes como fortalecer a justiça tributária e combater a receptação de produtos sem documentação adequada.
Com Informações Assessoria de Comunicação da Sefaz
Reportagem: Waldeck José